Framboesas


A framboesa corresponde ao fruto do framboeseiro. Pertence à família das rosas e das amoras – Rosaceæ - e à espécie Rubus idaeus. A variedade mais comum é a que ostenta coloração rosa avermelhada, mas pode também admitir coloração branca, amarela ou roxa. O fruto consiste num agregado de 75 a 80 pequenos gomos, convexos, rugosos, agrupados em forma de pinha. O centro é oco e a polpa é aromática com sabor agridoce.

O mercado nacional e internacional encontra-se em expansão, motivado pelas propriedades nutricionais dessa fruta, que pode ser qualificada no grupo dos alimentos funcionais com benefícios fisiológicos.

Informações nutricionais das framboesas
Os frutos apresentam altos teores de vitamina C, e são fontes de fibras e Beta caroteno. A fruta ao natural oferece ainda minerais como cálcio, ferro, zinco, cobre e selênio, além das vitaminas A, B1, B2,  ácido fólico e pantotênico, vitamina E, pectina, ácido salicílico (antiinflamatório e anticoagulante) e antioxidantes flavonóides (ácido cafeico e ferúlico).

Dentre os diversos efeitos benéficos da framboesa destacam-se:

• Baixo valor calórico (52 kcal p/ 100 g) que a torna adequada a dietas de emagrecimento.

• Sais minerais: 100g de framboesas fornecem 151 mg de potássio além de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre magnésio e selênio.

• Altos teores de vitamina C ou ácido ascórbico: 100g de framboesa fornecem 26,2 mg desta vitamina, ou seja o equivalente a aproximadamente 57% de IDR (Recomendação de ingestão diária). Essa vitamina tem potente ação antioxidante (removendo radicais livres e impedindo a oxidação do colesterol), além de auxiliar a síntese de colágeno (proteína que faz parte da estrutura da pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões), participa da síntese de energia, da conversão do colesterol em ácidos biliares, facilita a biodisponibilidade do ferro e participa do metabolismo de aminoácidos e minerais.

• Fontes de fibras, de enorme importância no processo digestivo (6,5 g por 100g ou 26% da IDR). As fibras beneficiam o organismo diminuindo o tempo de trânsito intestinal e aumentando o volume do bolo fecal, sofrendo fermentação positiva por parte da microbiota colônica, reduzindo os níveis sangüíneos de colesterol e os níveis sangüíneos de glicose pós-prandial.

• Presença de compostos fenólicos, Alfa e Betacarotenos (16 e 12 mcg) e antioxidantes neutralizadores de radicais livres. Os carotenóides são um grupo de pigmentos que variam do amarelo-claro ao laranja-avermelhado e podem atuar como antioxidantes, possivelmente reduzindo os riscos de câncer e outras doenças;

• O ácido elágico, outro fitoquímico presente nas framboesas e amoras, possui funções anti-mutagênica, anticancerígena e além de ser um potente inibidor da indução química do câncer. Essa substância também têm mostrado propriedades inibidoras contra replicação do vírus HIV transmissor da Aids.

• Presença de ácido salicílico, um antiinflamatório natural;

Composição centesimal de framboesas in natura 
 
Energia
52 Kcal
Água
85,75 g
Proteínas
1,20 g
Lipídios
0,65 g
Carboidratos
11,94 g
Fibras
6,5 g
Vit C
26,2 mg
Vit A (RAE)
33 UI
Vit E
0,87 mg
Vit B6 Piridoxina
0,05 mg
Vit B5
0,32 mg
Vit B2 Riboflavina
0,038 mg
Tiamina
0,03 mg
Niacina
0,59 mg
Ác. Pantotênico
0,32 mg
Folato
21 mcg
Vit K
7,8 mcg
Cálcio
25 mg
Potássio
151 mg
Sódio
1 mg
Magnésio
22 mg
Manganês
0,67 mg
Ferro
0,69 mg
Zinco
0,42 mg
Cobre
0,09 mg
Selênio
0,2 mcg
Fósforo
29 mg

Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23 (2010)